Minority Owned Business - Coaching 4 Change, LLC 

Government Business POC

Cage Code: 7SMX1  |  Duns #: 085564459

NAICS: 611430 - 541611

PSC CODES: R799 - R499 - R408

Location and Contact

624 N Main Suite 203

Boerne, TX 78006

coaching@coaching4.com

CONTACT US

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

Vida em Comunidade: que tal um pouquinho mais de generosidade?

April 8, 2016

Confesso, nunca entendi muito bem essa estória de "cultivar uma comunidade" e "viver em comunidade". Com a agenda cheia, metas pessoais e bastante problemas pra resolver, os desafios de uma comunidade raramente estiveram na minha lista de prioridades.

Foi apenas recentemente após a mudança da minha família para a terra do tio Sam que comecei a ficar intrigado com este modelo. Convocações para trabalhos voluntários, doações, se envolver e apoiar a comunidade onde vive transpira em todos os ambiente que frequentamos e não somente em igrejas ou ONGs: na academia que frequentamos, na escola das crianças e até mesmo na rádio que ouvimos. Paradoxalmente descobrimos uma outra cultura dentro do berço do capitalismo que está presente no dia-a-dia das pessoas, sem terem que levantar uma bandeira política e socialista pra isso. Uma cultura centrada na generosidade, no se importar e na simplicidade do dar e receber.

Logo que chegamos fomos convidados para um almoço que visava levantar $ 50 mil para o tratamento de câncer de um treinador de futebol da comunidade. Não vi ninguém reclamando da saúde pública ou da falta de apoio do governo para o tratamento deste homem, mas uma comunidade unida e generosa.

A escola que meu filho de 10 anos frequenta, é pública e nível semelhante as melhor privadas que já conheci no Brasil. Mas olhando um pouco mais de perto, logo se nota que essa excelência está longe de depender apenas de verba pública, há um verdadeiro batalhão de voluntários que investe em suas crianças visando promover a elas  a melhor educação, desenvolvimento de caráter e experiência que podem proporcionar. Você pode optar ainda em ser parte de uma PTO - Parent Teacher Organization, onde faz uma doação para participar de um grupo que participa de decisões maiores da administração e do orçamento da escola.

 

Resta-me pouca dúvida que neste momento de pessimismo político e econômico, em que o Brasil nunca esteve tão dividido como nação, um pouco de generosidade cairia bem.

Recentemente vimos a noticia de  crianças voltando para casa com fome por falta de merenda escolar. É verdade, é um absurdo! Fico tão indignado quanto qualquer pai por ver que o dinheiro corrupto e mal administrado está tirando o lanche de uma criança. É absolutamente injusto e revoltante! Isto dito, nos resta uma pergunta: Podemos fazer algo pelas nossas crianças? Vou deixar a educação dos meu filhos a sorte de uma correção política da nação? Não tenho nenhuma pretensão de resumir um assunto complexo e delicado como este a uma simples escolha, mas acho que todos concordaríamos que uma pitada de generosidade, da disposição de se importar e da atitude de dar e receber de cada membro da comunidade poderia fazer uma tremenda diferença. 

A crise é o melhor lugar pra mudar. Aliás, a crise é ápice da falta de progresso e a indicação clara que mudanças precisam acontecer, não só nos outros mas em mim. Quem sabe não é hora de rever, de tomar a iniciativa em sua comunidade, de olhar as pequenas oportunidades para realmente fazer a diferença na vida de outros a sua volta, de unir forças e melhorar a condição de vida do bairro onde vive, não por recompensas pessoais, mas só pelo prazer da generosidade e de tornar o lugar onde viveremos nossos anos e veremos nosso filhos crescerem mais fraterno e melhor de se viver. Não permita que o pessimismo e a revolta ofuscar o melhor lado da sua humanidade. O melhor que pode fazer por si e por todos a quem preza a sua volta é dizer: A mudança começa comigo!

Que a crise traga consigo mais do que indignação e sofrimento, mas uma oportunidade para a reeducação, a criatividade e a generosidade. Viva a vida em Comunidade!

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square